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COMO FIDELIZAR SEU CLIENTE, SUPERANDO AS EXPECTATIVAS




Escute o nosso bate-papo sobre atendimento, com muitas dicas



A primeira coisa, é saber quem é o seu cliente. Vamos explicar logo abaixo como podemos fazer isso.


Entendendo a diferença entre Público-alvo e Perfil de cliente ideal.


Público-alvo são os clientes que o seu produto ou serviços poderiam atender, podendo ser um conjunto grande de mais para se analisar assertivamente, e com isso vem a figura o cliente ideal ou perfil de cliente.

Já o perfil do cliente ideal é uma análise mais precisa das principais características do seu potencial consumidor, aquele em que seu serviço ou produto seria ideal pela ele.


Você pode fazer algumas perguntas para refinar melhor o seu perfil de cliente ideal:


  • Nome?

  • Homem ou mulher?

  • Profissão?

  • O que ela gosta?

  • Tem filhos?

  • É casado (a)?

  • Trabalha?

  • Média da renda?

  • Hobbys favoritos?

  • Moram nas proximidades ou em outras regiões?

  • Qual a dor você resolve?

  • Qual o local que costumam comprar o seu produto, de forma física ou digital?

  • Por que eles voltariam a comprar de você?

  • Se seria recomendado para seus conhecidos?


Exemplo: Juliana, proprietária da consulte value, uma consultoria de serviço de gestão de negócios, formada em administração, que tem sua própria empresa, Casada, aos finais de semana gosto de caminhar ao ar livre.


Você pode se utilizar da ferramenta do mapa de empatia:

Com o uso do mapa de empatia, é possível se colocar no lugar do cliente, buscando entender as razões e motivos de eles procurarem comprar a sua solução de negócio ou produto. Aplicando a ferramento no seu negócio, irá compreender melhor suas:


  1. O que ele fala e faz (O que é mais relevante para ele);

  2. O que pensa e sente ( Suas necessidade e preocupações);

  3. O que vê ( Onde ele procura o seu serviço ou produto e seus principais meios de comunicação);

  4. O que ouve ( Quais suas referências e influências);

  5. Quais dores o seu serviço ou produto resolve?

  6. Quais necessidades o seu serviço ou produto atende?


Esse processo tem o objetivo de melhorar o relacionamento e comunicação com o seu cliente, como de fato entregar o que ele está procurando e superando suas expectativas.


Aqui na Reinvent Coworking, estudamos as necessidades dos nossos clientes, e analisamos como melhor podemos atendê-los.


Desdo do primeiro contato com atendimento ágil e cortês, como no fechamento de parceria de forma prática e rápida, sem demandar maiores esforços dos nossos clientes.


Fazendo com que o cliente se sinta tão à vontade, a ponto de ter a mesma sensação de quando estamos em casa.



Atendimento de excelência vai muito além de ser bem-educado, pois isso não é diferencial e sim obrigação, atender o cliente com qualidade significa superar as expectativas.

Uma forma é buscar utilizar diversos tipos de canais de relacionamentos com os clientes, pois uma comunicação ágil com foco no cliente gera maior satisfação aos cliente.


Deve-se utilizar alguns canais, disponíveis e gratuitos:


  • Whatsapp;

  • Redes sociais;

  • Telegram;

  • E-mail;


4 passos para um pós-venda simples e eficientes:


  1. Encantar: Entregue o prometido;

  2. Relacionamento: A alma do negócio. Já dizia Chacrinha “ Quem não se comunica, se trumbica”;

  3. Fidelizar: Tenha certeza, o custo de aquisição de um cliente (CAC) é bem mais caro, do que forma uma legião de fãs.

  4. Supere expectativas: Sempre entregue mais do que o esperado.


Uma pesquisa de satisfação simples e eficaz, que você pode fazer é saber se os nossos clientes nos recomendaria para seus colegas.



Essa pesquisa pode ser feita por meio de um formulário do Google, onde você pode coletar e organizar informações em pequena ou grande quantidade de forma gratuitamente, simples e rápido.



Cadastro de clientes


E muito importante se relacionar com cliente, a partir de informação armazenadas pela empresa em um cadastro de clientes com os seguintes dados:

  • Nome;

  • Telefone;

  • Endereço;

  • E-mail;

  • Data de nascimento;

  • Redes sociais;

  • Profissão.

Conforme planilha de cadastro do cliente.


Essa informações básicas, te garante saudá-lo em um dia de comemoração. Acompanhá-lo em datas importantes para sua vida profissional, como segui-lo nas redes sociais. E muitas outras coisa. Pode considerar o seu baú de tesouros se bem utilizado.


Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado.


Até a próxima.


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