DICAS PARA GERENCIAR A EQUIPE A DISTANCIA

O trabalho remoto ou home-office já é uma realidade em muitos segmentos. Há inúmeros benefícios potenciais, tanto para as empresas que implementaram esta prática quanto para os colaboradores, porém, há também importantes desafios, especialmente no quesito

produtividade.


A sua empresa está preparada para o trabalho remoto?


Conheça a legislação: Após a última reforma trabalhista realizada, o home office foi oficialmente regulamentado pelo governo federal. Entre os principais marcos, podemos destacar:


I. Importância de estabelecer contratualmente a responsabilidade da empresa e do colaborador na relação de trabalho.

II. O fato de o colaborador ir eventualmente à empresa para participar de reuniões não descaracteriza o trabalho remoto.

III. A reforma definiu que não há necessidade de controlar a jornada de trabalho de colaboradores em home-office, dando liberdade para que realizem seus próprios horários (dentro do limite de 44 horas semanais). Consequentemente, não se aplicam horas extra, adicionais noturnos, e afins em contratos de home-office.


Hora de gerenciar


1. O modelo de home office quebra o paradigma de gestão onde o líder da área atua em contato direto com sua equipe, portanto, você não estará gerenciando a rotina do colaborador (aquilo que você não vê), mas sim suas entregas (aquilo que você vê). Portanto seu estilo de gestão deve abdicar de interrogar “o quê as pessoas estão fazendo ?” e passar a questionar “o quê elas estão entregando ?”.


2. Prazos: Considerando o foco primordial nas entregas, a segunda diretriz de gestão deve ser o prazo das mesmas. Um bom gestor de equipes deve coordenar adequadamente os prazos de entrega para garantir que os objetivos organizacionais sejam atingidos.


3. Priorize as entregas, para que a equipe possa atuar.


4. Lembre-se que o foco é o resultado e não o número de horas trabalhadas.


5. Defina o meio de comunicação com a equipe e mantenha contato permanente, seja disponível e acessível, do contrário as pessoas podem ficar improdutivas ou até mesmo inativas.


6. Reforce a importância de usar os meios corporativos para receber e enviar as informações, mantenha tudo sempre bem documentado.


7. Deixe claro sua disponibilidade de horário e de cada membro da equipe.


8. Reuniões de alinhamento devem ser feitas com regularidade.


9. O status das entregas deve ser permanentemente atualizado e comunicado, para que todos se mantenham conectados e compreendam que o trabalho está sendo acompanhado.


10. Procure conhecer e aplicar conceitos de gestão ágil de equipes.



Para um melhor acompanhamento


  • Estabeleça um horário núcleo de disponibilidade online de todo o time;

  • Faça check-points rápidos diariamente em conferência com as equipes;

  • Oriente sua equipe a documentar e registrar ações, decisões e entregas;

  • Escolha os meios de comunicação corretos para cada tipo de mensagem, E-mails são para formalização, não para discussão.

  • Utilize sempre preferencialmente os canais de comunicação corporativos para assuntos profissionais. Se usar whatsapp, resuma o que foi tratado em um e-mail.





kit de sobrevivência para o trabalho remoto


  • Ambiente de rede seguro de rede remota (VPN).

  • Ferramentas de conectividade e comunicação online (Skype, Hangout, etc).

  • Pacotes de produtividade na nuvem (Office 365, GoogleDocs, etc).

  • Solução de armazenamento na nuvem (Dropbox, Google Drive, etc).

  • Ferramentas e sistemas de gestão da rotina.

  • Ferramentas e sistemas de gestão de projetos.

  • Ferramentas e sistemas de gestão de metas.

Então, seja em home office ou trabalhando remotamente em um coworking, sua equipe precisa ser bem gerenciada e acompanhada, para que os resultados não deixem de chegar. Não se engane: o trabalho remoto pode fazer uma grande bagunça na vida pessoal e emocional do seu funcionário e este precisa adquirir uma profunda resiliência para que seja bem sucedido neste modelo de trabalho.

O colaborador deve desenvolver uma apurada disciplina com o seu tempo,

suas prioridades e nunca deve cair na armadilha de se isolar do restante

do seu time. Se esse conteúdo fez sentido para você, deixe aqui um comentário e continue nos acompanhando aqui e nas redes sociais. Até a próxima!


5 visualizações

Av. Washington Soares, 3000 - Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - Loja 02

  • Facebook reinvent cowoking
  • instagram reinvent coworking

© 2016 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS